segunda-feira, 28 de novembro de 2011

O Planeta Pede Socorro


Esse texto foi distribuído durante a atuação do projeto efetivado pelo Projovem Adolescente sobre a preservação do meio ambiente. Uma poesia de autoria do Orientador Social Claudio Rosa.

O planeta pede socorro
Meu amigo, meu irmão
Por isso estamos aqui
Para chamar sua atenção
Pode parecer besteira
Mas no final desses versos
Verás que temos razão.

A terra está se tornando
Numa grande coletora
Desde um grande automóvel
Até uma simples vassoura
Tudo chega a virar lixo
Para agredir o planeta
Nossa terra sofredora.

Todas as nações do mundo
Lutam para avançar
Querem pagar qualquer preço
Objetivando em enricar
Ninguém quer ficar por baixo
Cada país tem tentado
Os outros subjugar

E nessa batalha insana
De nação contra nação
Quem fica pagando o pato
Digo com muita razão
São todos os seres vivos
Que estão se afogando
Num mar de poluição.

São vários tipos de lixo
Que agride a natureza
Tem orgânico, eletrônico
Em fim, que acaba a beleza
Do nosso meio ambiente
Onde vive tanto o pobre
Quanto a nobre realeza.

Você pode até pensar
Que tudo isso é normal
No fim todo mundo morre
Do homem ao vil animal!
E o que eu posso fazer
Para mudar esse quadro
Se sou um simples mortal?

Produzindo menos lixo
Durante seu dia a dia
Evitando adquirir
Objetos sem valia
E nunca colocar fora
Aquilo que com certeza
Irá reutilizar um dia.

Separar bem os objetos
Que serão jogados fora
Facilitando o trabalho
De quem os levará embora
pense nisso meu amigo
Pois a hora de agir
Não é depois, é agora.

Passe a reutilizar
papel, lata, embalagem
Vidro, garrafa e plástico
E o que encontrar na viagem
Pois a palavra da moda
Chama-se de "RECICLAGEM".

Por isso peço a você
Meu amigo, meu irmão
Que lute junto comigo
Em prol da população
Começando em nossa casa
Livrando nossa cidade
De tanta poluição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário